top of page

PATRONO

Papa João XXIII.jpg

     Ângelo Giuseppe Roncalli nasceu no dia 25 de novembro de 1881 na cidade de Sotto il Monte, Itália. Terceiro filho de uma família muito numerosa, entrou na vida religiosa quando ingressou no Seminário de Bérgamo. Tornou-se franciscano em 1897 e, mais tarde, foi aluno do Pontifício Seminário Romano. Com muitos anos de estudo, concluiu sua formação em teologia e logo foi ordenado sacerdote católico em Roma. A partir daí houve um grande crescimento nos cargos ocupados dentro da organização católica. Foi secretário do Bispo de Bérgamo, professor do seminário de Bérgamo, sargento do corpo médico e capelão militar durante a Primeira Guerra Mundial, diretor espiritual do seminário de Bérgamo, Arcebispo titular de Arenópolis, Arcebispo titular de Masembria, administrador do Vicariato Apostólico, delegado apostólico na Turquia e na Grécia, núncio apostólico em Paris, Patriarca de Veneza e desenvolveu uma grande carreira diplomática.
     Durante a Segunda Guerra Mundial, foi responsável por salvar a vida de muitos judeus, estabelecer relações amigáveis com muçulmanos e cuidar de prisioneiros. Com a morte do papa Pio XII, em 1958, realizou-se um conclave para eleição do novo papa. Havia vários candidatos favoritos naquela ocasião e, para solucionar o caso, os cardeais decidiram por escolher um papa idoso e de compromisso. Ângelo Giuseppe Roncalli foi eleito no dia 28 de outubro de 1958, já com 77 anos de idade, e escolheu o nome de Papa João XXIII, o que surpreendeu a todos porque o último João foi um papa francês ainda na Idade Média e, sobretudo, porque havia também na Idade Média um antipapa com o nome de João XXIII. Pela idade avançada, era considerado um papa de transição.
   O Papa João XXIII adotou o lema “Obediência e Paz” para o seu curto papado. Sempre se demonstrou de grande capacidade para conciliações, com um espírito de tolerância e ecumenismo. Assim, procurou dialogar com outras crenças e religiões.

bottom of page