gr%C3%AAmio%20estudantil_edited.jpg

O que é?
Grêmio Estudantil é a organização dos alunos da escola. Ele é formado por estudantes, que são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania.

Quem pode participar de um Grêmio Estudantil?

Todos os alunos matriculados na escola podem fazer parte de um Grêmio Estudantil.

Em que época a eleição dos Grêmios deve ser realizada?

As eleições devem ser realizadas sempre no começo do ano letivo. O objetivo é garantir uma maior participação dos estudantes que estão entrando na escola e do jovem que está no último ano.

Como funciona o processo eleitoral de um Grêmio?

Para o processo eleitoral, os alunos terão que escolher dois representantes por sala, que irão compor o Conselho de Representantes da chapa. Um professor deve organizar este processo. Em seguida, haverá a realização de uma Assembleia Geral com participação de todos os estudantes da unidade de ensino, no qual a diretoria anterior do grêmio prestará contas de suas ações na escola. Na Assembleia, também será apresentado o conselho com os novos representantes do grêmio e escolhida a nova comissão eleitoral, que se reunirá com um representante da equipe da unidade escolar para discussão do estatuto que irá reger a chapa. O estatuto deverá ser apresentado, já com o calendário definido para a abertura do processo eleitoral, que deve ser aprovado pelo Conselho de Representantes.

image-header.jpg